quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Hancock e Aguilera - A música agradece.



Este vídeo postado, traz um ensaio com Herbie Hancock e Christina Aguilera.


Este é um encontro inusitado, pois são dois músicos de gerações diferentes e estilos também. Mas a diferença, neste caso, é a grande maravilha.


Hancock é um gênio do piano, grande músico de jazz, mil vezes premiado, com uma história musical e pessoal impressionantes. É muito respeitado pelos seus iguais.


Em 2006 ele resolveu fazer um disco que intitulou 'Possibilities'.


Grande jazzista que é, nesse projeto decidiu convidar para cada faixa do disco um nome da música da nova geração, representando estilos e tendencias diferentes dos dele.


A intenção era fazer uma fusão do seu prórpio trabalho com o trabalho de outros músicos , buscando todas as possiveis combinações sonoras, explorando novos caminhos musicais na soma dos muitos mundos musicais.


O resultado é sensacional!


Christina Aguilera, que é uma cantora ícone da música pop atual, se juntou à Hancock nessa faixa.


Ele diz à Aguilera que o mais importante é cada um entrar na canção trazendo a sua contribuição, a contribuição da sua vivencia musical, da música da alma de cada um, e transformar tudo isso num resultado uno, novo, mágico.


Eles conseguem , sem dúvida.


A escolha da canção também é peculiar: 'A song for you' é um grande sucesso do grupo Carpenters, que teve seu auge nas décadas de 60 e 70. Essa canção ficou imortalizada na voz de Karen Carpenter e recebe um sopro de ar fresco na concepção genial do piano de Hancock e da interpretação vocal de Aguilera.


Mágica pura! E se voce quiser pesquisar, encontrará várias performances dessa faixa no youtube, em muitas ocasiões em que os dois apresentaram juntos, ao vivo, essa música.


Preferi postar o ensaio, pois traz o processo, o encontro, traz Hancock definindo as sua idéias, seus objetivos para Aguilera, e ela entra facil e perfeitamente na 'onda' dele e da proposta para a canção.


Música é soma, é troca, é generosidade, é valorização e respeito pelo que cada um traz dentro de si. Quando isso acontece a lua agradece, o sol se aquece e um novo planeta surge.


Stella Junia