terça-feira, 7 de outubro de 2008

Catedrais de dentro....


Hoje vou falar de catedrais...
Edificações fundamentais na vida de qualquer ser humano.
Falarei da sua importância, dos materiais para construção (para fundações e acabamentos), e depois das dicas para construção, darei sugestões para seu funcionamento, seus serviços e suas rotinas.

Pretendo partir da minha própria experiência. Então, na verdade, são experiências de construção da minha catedral que eu vou compartilhar, isso é bem diferente do que seria uma aula técnica para construções e edificações.

Ah, é bom ressaltar algumas caracteristicas dessa catedral:
1- Ela não cresce para cima e para fora. Ela cresce para dentro e para baixo.
2- Não tenta alcançar o céu em torres magníficas, mas ela cria raízes profundas.
3- Não é espaço para multidões. É lugar de solidão.
4- Os eventos não obedecem à agendas ou horários , aliás, quanto mais profunda a catedral, mais intensos serão os serviços, podem durar as 24hs do dia.
5- Nada de coral ou grupos instrumentais . É música sem som, performance sem movimento.
6- Fala também não tem. Até porque a lei que impera nessa catedral é a lei do SILÊNCIO.Mas, mesmo sem fala e pregação, posso aprender a cada minuto do meu dia.
7- Sem introdutores ou equipes de relações públicas. Estarei sempre em casa, e na minha casa não preciso de ninguém que me diga onde sentar. Sei que sou bem-vinda sempre.
8- Sem diáconos, ou servos. Eu mesma me sirvo, pois a mesa está posta 24 hs por dia. Só não me saciarei se não quiser.
9- Nada de profecias e pretensos intermediários: minha fala é "discagem direta" com O GRANDE DEUS E PAI.

A mística do encontro com Deus precisa da catedral de dentro, da edificação da alma, que se constrói no silêncio e na solidão.
As grandes assembléias,dos templos de fora, falam em Deus, cantam de Deus, cultivam a relação entre as pessoas( e isso tudo é muito bom), mas eu tenho encontrado Deus no silêncio. E eu só consigo silêncio na solidão. Esse lugar maravilhoso e misterioso que eu cultivo como se fosse um templo para dentro de mim, onde só eu entro e Deus está lá, me aguardando sempre, e no nosso silêncio nos encontramos.

Queridos, num mundo onde ouvimos tantas falas, tantos sons , tantos modelos de templos pra fora, isso de repente gera confusão e uma perplexidade grande.
Eu corro para dentro. Desço os degraus da minha alma, e cada descida é mais profunda que a anterior. E Deus fala a MIM, como fala a ninguém mais, pois Ele sabe o meu nome, conhece os meus pensamentos, conhece cada passo da minha vida e o trato dEle comigo é pessoal.

Para além das gestões, das harmonias todas, funcionais ou não, das percepções, das monografias, das performances musicais, das teologias e estéticas, o que nos manterá, nos templos de fora, nas universidades, nos magistérios escolares, é a construção da catedral de dentro.
Essa é uma obra que nunca acaba. E quanto mais avança é sempre para dentro, para o fundo da nossa alma.

É nessa catedral que eu me encontro, que aprendo a aceitar as surpresas da vida, nem sempre boas. Que me consolo, que me reanimo, que me percebo, que me entendo, que contemplo absolutamente fascinada e perplexa o quanto Deus me ama, a ponto de ser Deus comigo, Deus em mim ,e poder encontrá-lo na nossa "catedral de dentro", e lá ouví-lo, sentir o seu amor INCONDICIONAL, e viver experiências absolutamente pessoais e intransferíveis.

Se chegarmos a este ponto , nada nos confundirá, nem nos decepcionará, nenhum escândalo nos abalará, pois saberemos em quem temos crido, e essa experiência , se alguém quiser questionar ou invalidar, nós saberemos o quanto vale, pois será fruto da nossa vivência com Ele, Emanuel, Deus conosco, Deus em nós.

Bom, de resto, ou como disse Jesus " as outras coisas", todas continuam a acontecer, pois" O rio correrá para o mar e nada deterá o seu curso".
Muitos terão filhos, construirão suas famílias, terão ministérios eficazes, serão grandes professores, grandes instrumentistas, com dores e prazeres, porque a vida é esse "caldo" todo mesmo.
Mas o sentido virá sempre de dentro, do tempo que vc gasta para dentro, na edificação de dentro.
E muito a propósito, gostaria de ler um poema de Emily Dickinson (1830-86): "Alguns guardam o Domingo indo à Igreja - / Eu o guardo ficando em casa - / Tendo um Sabiá como cantor - / E um Pomar por Santuário./ - Alguns guardam o Domingo em vestes brancas - / Mas eu só uso minhas Asas - / E ao invés do repicar dos sinos na Igreja - / nosso pássaro canta na palmeira./ - É Deus que está pregando, pregador admirável - / E o seu sermão é sempre curto. / Assim, ao invés de chegar ao Céu, só no final - / eu o encontro o tempo todo no quintal."

Peço permissão aos presentes, para dedicar esse momento á memória de Joselita Guimarães Ribeiro, minha mãe: figura silenciosa, discreta, misteriosa, cuja prioridade em vida era ir para o templo de dentro e seu maior desejo era permancer no silêncio de Deus. Agora ela realizou o seu desejo, para além do eterno, e sei que ao invés de perguntas teológicas e curiosidades outras, ela deve estar apenas contemplando silenciosamente Aquele que foi o seu maior amor em vida: Jesus.
obrigada.
Stella Junia
(Texto paraninfal proferido na formatura do Seminário Batista do Sul /2002)

11 comentários:

Peroratio disse...

Olá, Stella. Retribuindo a agradável visita... e OLha aí a sua "aula paraninfal". Eu estava lá. E, agora, estou aqui.
Parabéns por sua "janela" na democrática Rede.
Um abraço irmanal,
Osvaldo Luiz Ribeiro

ANDERSON FERREIRA PINTO disse...

Oi Stella... Adorei o texto...
Temos, mesmo, que aprender a valorizar o que de fato importa... Nos preocupamos muito com "o de fora" e esquecemos "o de dentro"...
O rio sempre corre pro mar...
Bjs...
Anderson

Unknown disse...

Amada!! E eu citei vc ontem no meu blog...Tá certo que falei igerjas ao invés de catedrais, mas não se preocupe, eu conserto...
Pensar em vc falando é um refrigério p ra minha alma. Ler então é matar um pouco mais da saudade que deixou. E é bom que não a matemos completamente, ou como seriam os reencontros, sem sal??..."Ah, te vi ontem...Tchau". Ah, não, que seja assim, pensamentos e memórias das pessoas ricas com quem convivemos um dia, pra quando tiver que revê-las dar aqueeeeeele abraço de urso (e de gato, purrrrfect!).
Beijo, querida minha, quero ver você de novo sim!!!

Su disse...

Olá, Stelinha! Nossa quanto tempo... Sinto saudades, to tempo do Oquyra, era muito bom fazer musica c/ vc.

Bjinhos, Deus te abençoe!

Via Arte disse...

Oi, Stella. Sou amigo da Sirlene (PIB Itaguaí-RJ). Ela falou-me sobre esse texto "Catedrais de dentro..." Venho pedir que autorize-me a postar o texto em meu blog. Aproveito também, para convidar-lhe a fazer uma visita ao www.viaarte.org Abraços e parabéns pelo texto, é genial.

Marcelo (Itaguaí-RJ)

leticia magna disse...

Acho que estamos em um mesmo momento silencioso. Onde as respostas algumas vezes chegam antes das perguntas...Assim se reconhecem os amigos. Mesmo fisicamente afastados, espiritualmente unidos. Gostei do seu blog. É bom ler você.

Stella Junia disse...

Lê, nossas almas são irmãs, sempre senti isso.
No seu olhar, no seu sorriso tímido, eu leio vc com tremenda afinidade e familiaridade.

Que bom que vc veio ao meu blog e que ter uma leitora como vc é ter a certeza de ser absolutamente compreendida e aceita.
grande bjo

Marcus Gerhard disse...

show, adorei se blog, q bênção.
te admiro muito!!
bjos.

Unknown disse...

Stella, acho que já li este texto umas 20 vezes. Não me canso, aprendo sempre. Obrigada por compartilhar o fruto do seu silêncio conosco. Beijos.

Kátia Rodrigues disse...

Olá Stella... lembra de mim? Sou da Turma do Moacyr, Cláudia, Mônica, Rosane, Salatiel (grande figura! rsrsrsrs)... Bem,lendo uma vez o texto em homenagem a sua mamy, me senti encorajada a romper o meu SILÊNCIO e compartilhar tantas lembranças e homenagear tbém a minha mãe. Vc me ajudou a resgatar estas lembranças! Além de exímia instrumentista, compositora, MESTRA na excelência da palavra, vc tem o dom de interpretar as melodias de nossa alma. Vc me emociona a cada linha que escreve! Peço-te permissão para postar este texto "catedrais da alma" no meu blog:www.katiamusic.blogspot.com/. Aguardo tua autorização e visita! Bjos em teu coração sabor saudades! Parabéns pelo Blog! VC é uma BENÇÃO em nossas vidas! Kátia Rodrigues/S.J.Meriti-RJ

Stella Junia disse...

Querida Kátia,
Lembro sim, muito bem e com saudade.
Fique à vontade para usar o texto onde quiser.
Espalhar o que se considera bom para o bem de outro só merece louvor.
grande bjo