sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Um pouco da história do "Nascente de Luz"




Ontem liguei para o Edu Lakschevitz, na intenção de comentar a beleza que ficou a edição do Nascente de Luz, que agora está disponível na página da Oficina Coral.

Eu entrei no site e baixei rapidinho a minha cópia! Ele me disse que muita gente estava entrando para acessar, e à noite, conversando com uma amiga, ela me disse que estava com dificuldade de entrar.(um pequeno congestionamento. rsrs)

Mas o Edu me sinalizou uma coisa que até então estava passando desapercebida para mim: "Nascente de Luz" está fazendo 20 anos!!!!!

Há 20 anos eu e Eliéu Santiago começamos o projeto. Ele mandava as letras por telefone no início do dia. À tardinha eu ligava para ele e dizia:- "Eliéu, passa aqui para voce ouvir a música e dizer se está bom".

Depois o Ivan de Souza entrou com música da sua autoria, e Joel também participou como compositor.
Aliás, a música Emanuel, foi feita na sala da casa da minha mãe: eu no piano, concentrada, Eliéu com papel e caneta na mão, e Joel e Ivan sentados no sofá, cada um com um violão na mão.
Eu começava um motivo, um outro completava, Eliéu na letra e assim fomos, uma noite inteira e nasceu a composição.

Com o musical feito ,queríamos ensaiar, apresentar e formamos um grupo: no vocal Daniele Costa, Cris Delano, Ivan de Souza, Maurício de Souza e Eliéu Santiago.
Nos teclados eu e Letícia Magna, no contrabaixo Claudio Tarciso e Josué, na Guitarra Joel Guimarães, no sax Oscar Guimarães, no violão Renato Santos.
Na bateria ....xiiiiiiii (olha o branco). E o Gilson Ferreira acompanhava a gente fazendo o som.

Fizemos um grande painel, todo pintado na casa da mamãe. Fixamos um grande pano preto na parede do rall de entrada da nossa casa, e ficamos madrugadas ali, entre conversas, risos, muita coca-cola e petiscos, pintando o motivo criado pelo Eliéu, que ilustraria o musical, onde quer que cantassemos.

Foi um dezembro bem agitado, aquele de 1988: cantamos umas 20 vezes o musical: Igreja Batista de Ipanema, Igreja Batista de Itacuruçá, Auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Primeira Igreja Batista do Rio, Primeira Igreja Batista de Bangu, Igreja Batista da Abolição, um barzinho na Tijuca .... e por aí vai.
Se eu tivesse pedido ajuda às outras cabeças do grupo para escrever esse texto, os dados seriam mais detalhados e mais fiéis, mas decidi escrever agora, num rompante de emoção.

Tinhamos uma "parafernália" de equipamentos: bateria, caixas, amplificadores, teclados, guitarra, o tal painél, que ficou imenso, e tudo ficava guardado na sala da casa da minha mãe.
Nós saíamos para apresentar o Nascente todas as semanas, sempre à partir da sexta-feira. Durante a semana, a sala da mamãe era depósito (tadinha) mas ela ADORAVA.

Ela disse que a sala dela nunca foi tão bem decorada. Como ela gostava daquilo, do movimento, da casa cheia, dos ensaios (que aconteceram todos lá.)
Meu pai preparava café e trazia biscoitos ...era muito bom!


Depois dessa maratona, que denominamos "Caravana da Coragem",ficamos com o sonho da gravação de um CD e quem sabe, o registro em partitura.

Isso só aconteceu muitos anos depois, pelas mãos do Edu, que propôs gravar o CD do NAscente de Luz.
O Cd foi lançado em 1998, 10 anos depois, pela Oficina Coral do Rio de Janeiro.
Naturalmente, aquele grupo da "caravana" original já estava disperso. Alguns "originais do NAscente", participaram da gravação: Eu, Eliéu, Ivan, Dani.

O Edu formou um coro especificamente para o projeto, que chamou de "Rio Gospel".
Este coro se reuniu para a gravação e para o show de lançamento do Cd, que aconteceu na Capela do Seminário Batista .

Eu tenho algumas fotos desse evento. Aliás, tenho fotos da primeira "caravana" também. Vou tentar postar.

A partitura ficou no "forno" por mais 10 anos. E agora, em 2008, ela está disponível para quem quiser usar e fazer contato com uma peça, que é mais que um Musical de Natal, é fruto de amor, amizade, ideal, sonho, produto visceral, algo que saiu das nossas entranhas.

Ontem, Mario Zazv, viu pela primeira vez a edição da partitura, lindamente feita pela Oficina Coral do Rio de Janeiro e questinou a necessidade de um novo lançamento: -"Mas não vai ter um concerto do Nascente para marcar o lançamento da partitura?" ,disse ele.

Não pensamos nisso.....Mas teremos vários lançamentos, cada qual na sua igreja, nas igrejas daqueles que se identificarem com o Nascente, forem afetados por ele e realizarem o projeto.

Por favor, quando alguém for apresentar, não deixe de me convidar. Ouvir o Nascente é renascer!

"Eu ouvi de um passarinho" que ainda existem uns poucos exemplares do CD de 1998.
Peça de colecionador ,né gente ?

Grande bjo, de uma Stella feliz, que vê que "o rio corre para o mar", e passa por paisagens maravilhosas, e vai seguindo seu curso.....


(Para quem quiser viajar na caravana o endereço é: www.oficinacoral.org.br)

20 comentários:

ANDERSON FERREIRA PINTO disse...

Eu baixei “Nascente de Luz” no dia que você mandou o email... Foi amor a primeira vista... Adorei... Queria apresentar com a galera... Mas, estamos num projeto de um musical agora para novembro (aniversário de nossa igreja) envolvendo equipe de cânticos, coro e teatro... Acho que vai ficar corrido pra passar o "Nascente de Luz"... Mas ai, veio outra idéia... Fazer o "Nascente..." com um grupo menor... oito cantores e uma "mini-banda" acompanhado... Já falei com algumas pessoas que vibraram com a idéia... Vamos ver.. Se der certo, eu te aviso... Bj grande e fica na paz...

Stella Junia disse...

Anderson
Ele funciona muito com um grupo menor.Aliás, a concepção original é para grupo pequeno. Vai ficar muito bom!
Não deixa de me avisar.
Na próxima postagem, coloca seu email pra mim, tá?
bj
Stella

17 de Outubro de 2008 06:58

Valéria Bianconi disse...

Stellita!! Já estou arranjando um grupinho aqui pra fazer o Nascente!!! Foi só ler a história pra sentir um calorzão aqui dentro!!!! Tem um menininho aqui na Presbiteriana que toca o pretinho com aquele "jazz feeling" de fazer chorar... Será que vc viria mesmo qdo fôssemos apresentar com tanta agenda cheia até o final do ano? Quem sabe né? Bjos minha musa inspiradora de atos dignos de nota, rsrsrsrs...

ELIÉU SANTIAGGO disse...

Caramba! Quem disse que não existe máquina do tempo??? Viajei e ficou difícil voltar.

Stella, sua me memória é como tudo em você "prodigiosa". Não faltou nada!
Lembrei-me daquele dezembro quando eu trabalha na Somos Publicidade em Vila Isabel, e pela manhã eu ligava para você ancioso pelo seu "sim", para trabalharmos o Musical que começou por causa de duas canções: "Estrela de Belém" da Stella e "Um canto de Natal" que eu havia composto para cantar num culto natalino que ocorrera em 96 na PIB/RJ, igreja da qual eu era membro.

Conversando com a Stella eu dsse: Já temos 2 músicas de natal, vamos transformá-las num musical?
Foi tudo muito fácil pois a Stella é pura inspiração, tinha ainda o Ivan(outro fera),o Mr.Joel, Mr.Oscar(que dupla), Dani e Cris(as vozes), Letícia(fechou a conta). este grupo só faltava fazer chover e por pura graça do bom Deus,pura mesmo, eu pude fazer parte desta "troupe" que muito me acrescentou.

Vi que a Stella não lembrou o nome dos bateras que tocaram o Nascente. O "branco"que deu nela não é privilégio particular não, acabo de esquecer o nome do primeiro(ele é amigo do Ivan e tocava se não me engano - "ó idade..." no Vozes). Bem, o segundo batera não tem como esquecer, pois além dele ser o responsável pela minha ida para a Ig. de Nova Vida(isto é outro história), tinha uma peculariedade: Era um loiro de olhos azuis que amava andar no meio da negrada, se considerava negro e tinha uma levada "black" na bateria que era uma coisa; O nome da figura é Marcelo. Ele está no EUA e por pouco não fez parte da turma dos paquitos da Xuxa. É vero!!!

Que dezembro foi aquele? me lembro de um fim de semana que cantamos no sábado à noite e no domingo pela manhã e à noite(de novo). A galera já sem voz, todos hiper cansados, mas movidos pelo prazer, decolamos e cumprimos uma agenda muito louca.

Acho que esta experiência merecia um livro. Há muitooo que contar, por exemplo, houve um culto em que participamos, que o pastor pediu para a Stella não parar de tocar durante o ofertório, pois o som do teclado estava fazendo o "coração" do povo se abrir(lembra Stella?).
Bem paro por aqui!

Vamos pensar no livro???

Valeu Stella. Reviver esta odisséa é tremendo!!!Deus é demais!!!

Unknown disse...

Amei seu blog e essas histórias maravilhosas mas o que mas me impressiona é quando vc fala de sua mãe , realmente foi uma mulher incentivadora , virtuosa e sua maior fã , um verdadeiro presente de Deus em sua vida. Bjs cheios de saudades!

ELIÉU SANTIAGGO disse...

QUERENDO ME REDIMIR...

Ainda sobre Nascente:

Olhando mais atentamente a as fotos que a Stella pinçou do seu "arquivo relíquia", notei um vocalista da melhor qualidade que não pode ser esquecido, sob pena de "condenação eterna": o grande Maurício de Souza(que não é o criador da turma da Mônica). Foi "mal Mau". Já tá corrigido,ok?

Denise disse...

Stellinha,
Obrigada!!
Quanta lembrança boa!!!
"Nascente de Luz" faz parte da minha vida...
Ainda hoje, me pego cantarolando algumas canções...
Ainda tenho a caixa da fita. Ela só não funciona mais :(
Tem como conseguir um CD?
Eu quero MUITO!!!
Muitos beijos!!

Débora da Costa disse...

Nossa Stella, como é bom saber dessa história!
Estive no lançamento desse CD, que foi uma das primeiras coisas que comprei ao chegar no Seminário.
Fiquei na fila para pegar o seu autógrafo, não podia perder essa oportunidade. Eu estava perto da grande Stella Junia, de quem eu já tinha ouvido falar, pelo grande talento que acompanha a simplicidade que você representa!
A música que mais ouço é a primeira. Ela me faz “chegar ao céu”, traz alívio, move a minha alma a adorar a Deus. Repito várias vezes essa música e não canso de ouvir.
Como é bom saber de pessoas que usam suas vidas e talentos para adorar ao nosso Deus e possibilitar outros de assim fazerem.
Continue nos abençoando com a sua vida e o seu talento!
Um grande beijo!

leticia magna disse...

Steeeeella! Que coisa! Vinte anos! Assim vc denuncia minha idade! rsrsrs...
Na verdade, foi muito bom ter o "Nascente" em Cd à título de registro, mas cá pra nós, quem viu o original, não esquece...tenho ainda na memória a voz do Ivan cantando "Emanuel", um daqueles casos em que a voz casa com a melodia perfeitamente, e por aí vai...
Vamos lembrar tb da galera que gravou, não participei, mas não me arrependo rsrsrsrs aqpesar de contar com o auxílo luxuoso do "jazzy" trio formado por:
Marlon Costa - trumpet
Joel Salles - bass
Alexon Fernandes - drums
(ultimamente conhecido como o pai da Angela).
Pois bem...nada como como aquele barulho de vento do sintetizador Juno 60 que tocava, né?
Vamos dar uma festa? Tô dentro!

Oscar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Oscar disse...

Agora vai o comentário.
Oi Teca. Parabéns pelo Blog. Está mto legal tanto no conteúdo qto na apresentação. Bom relembrar a maratona "Nascente de Luz". Só tinha figura. E pensar que eu só tinha 15 anos de idade quando participei deste memorável evento.
Eliéu, na bateria eu só me lembro do Marcelo Paquito. Tinha também o Moisés Damasceno na percussão (eu acho) e claro o malinha do Gílson no som. Tantas pessoas estavam regularmente com a gente que a impressão é a de que estamos sempre esquecendo alguém. O que vivemos antes, durante e após as apresentações realmente daria um livro (se alguém lembrar dos detalhes, e espero que não lembrem de todos). Um beijo para todos que de alguma forma viveram aqueles momentos, aonde quer que vcs estejam.

Stella Junia disse...

Ah....sei.....15, né? rsrsrsr

Legal seu comentário, muito bom. Esqueci do Moisés também....

Valeu, maninho

bj

Joe Black (Joevan Caitano) disse...

Gosto dakele rock/soul: DE QUE ADIANTA ESSE CANTO, SE O CORAÇÃO NÃO SE ABRIR..SE A VOZ NÃO FICAR ENGAAAAAAAAAAAAAAASGADA...engasga mesmo...
este menino q nasceu hj reina, veio p/ me dar a paz, para trazer amor eu sei q ele é santo, canto aleluias p/ o nosso Deus....rap maravilhoso....
Todo mundo em pé e batendo palmas canta: UM MENINO NASCEU, JESUS REI DOS REIS...pressão total esse final...contagiante...
o fogo sobe o fogo desce e a igreja resplandece.
coro Kolina e Canto em Canto juntos. (CONCERTO NA PETROBRÁS 12h00 em 2002 eu acho).

acho q essa musica é dessa cantata.

Stella Junia disse...

É Joe,
A cantata re encerra com essa música: De que adianta esse canto.

Pressão total, como vc diz...rsrsrs

bj querido

Unknown disse...

Comprei a partitura do nascente de luz em uma loja aqui no rj, sábado, comecei a ler gostei e agora quero o cd cantato como faço para conseguir? ja procurei na internet mas não achei em lugar nenhum. Por favor me fale onde encontrar!!!!!!!!

Anônimo disse...

Stella diz;

Charles estranhei voce ter dito que comprou, afinal essa partitura nunca foi comercializada pelos autores e produtores.Está disponível em www.stellajunia.com para download grátis.
O cd está à venda pelo email stella.junia@gmail.com

abraços

Coral dos Correios do Brasil disse...

Stella, como faço para conseguir este material? Já uso teu material do Oquyra e queria este pra apresentar com grupo pequeno. O site que vc indicou pra download grátis das partituras está suspenso. Aguardo tua resposta. Feliz natal e um ano novo com muito rio correndo, refrescando e reanimando. Beijos de admiração e reverência!!!

Coral dos Correios do Brasil disse...

Stella, como faço para conseguir este material? Já uso teu material do Oquyra e queria este pra apresentar com grupo pequeno. O site que vc indicou pra download grátis das partituras está suspenso. Aguardo tua resposta. Feliz natal e um ano novo com muito rio correndo, refrescando e reanimando. Beijos de admiração e reverência!!!

Unknown disse...

Eu fiz parte do casting de músicos que gravou esse cd!

Anônimo disse...

Que emoção Stella! Lembro-me que eu era um garoto quando me convidou para gravar com você! Fiquei extremamente nervoso. Seria a minha primeira participação num cd e justamente com uma das minhas maiores referências. Como sou grato a você por essa confiança que me rendeu um solo! Realmente era um fluir de muitas águas que fluíram e ainda fluem!

Grande abraço, Stella!

Raphael Monteiro