sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Oscar Ribeiro da Silva - "Add infinitum"











Hoje é mais um dia dele.
Todos os dias são dele.
Mas hoje é um pouco mais, porque é o aniversário dele.

Oscar, meu pai, grande pai, Me papan, no dialeto que quer dizer "Meu Pai Grande".
Ele nasceu grande!
Nasceu sozinho!
Minha vó entrou em trabalho de parto, no meio de uma casa, no meio do nada. E meu vô foi buscar a parteira no meio da tempestade.
E ele estava no meio, entre as saídas da vovó, entre o útero e o túnel para fora.
Entre a certeza do conforto uterino e a dúvida da existencia. Ele estava no meio.
E ficou naquele jogo de saio, não saio, saio, não saio e saiu.
Saiu para a vida, saiu rápido e célere, pois este é o seu estilo até hoje. Ativo, apressado, intenso, cheio de vontade de viver, cheio de desejos de realização, cheio de motivos para fazer e acontecer. Sempre os melhores motivos, sempre na direção dos outros, sempre deixando marcas boas pelo caminho.
Ele saiu antes da parteira chegar!
E vovó, que já havia parido 17 filhos, puxou-o para fora, embalou-o, cortou o cordão com uma tesoura e passou nele uma foligem do fogão de lenha para que ficasse minimamente esterelizado.
Feito isso, deitou-se e esperou a parteira chegar , apenas para a higiene final.

Ele veio por conta própria.
Ele se fez por conta própria.
Não tem dívidas com a vida, não tem dívidas com ninguém,nem com ele mesmo. O que prometeu cumpriu, o que desejou realizou e o que construiu
permaneceu.

Saiu jovem de sua cidade natal, veio para o Rio de Janeiro, nadou contra a maré, subiu muitos rios á cima da correnteza.
Lutou muito, e venceu todos os desafios.
Tornou-se um médico especial. Embora tenha optado pela ginecologia e obstetrícia, sempre foi um profundo conhecedor de todas as funções do corpo, de toda a sua anatomia. Um médico de família, como antigamente, capaz de diagnosticar ouvindo a história do paciente.
Até hoje eu corro para ele: "Pai, estou sentindo assim..assim...o que o senhor acha"? E daí vem a sugestão precisa, vem as perguntas exatas para que ele esclareça o parecer dele.


Mas veio e não se tornou apenas médico. Se tornou pai de família! Casou-se com a linda Joselita, linda e meiga Joselita. E desse encontro viemos nós: Stella, Joel e Oscar.
Três agraciados por cair nesse mundão pelas mãos desse casal sensacional.

Que pai ele é! Provedor, generoso, comunicativo conosco sobre todos os assuntos. Tivemos nosso embates, a fase da adolescencia, as divergencias de opinião, mas sempre com base no respeito, na tolerancia e tudo isso temperado e direcionado pelo amor incondicional que nos une.

Não concordamos em tudo, mas nos amamos para todos os momentos, nos ajudamos prioritariamente e a vida jamais seria a mesma sem ele.

Pai, de ti recebi tudo, toda formação de caráter, toda formação ética, a minha visão de mundo, a compaixão pelo outro.
Aprendi contigo a amar a Deus, e a desenvolver uma amizade essencial com Ele.
De ti eu recebi segurança para encarar os desafios da vida. De ti recebi provisão, estudo, informação, investimento. De ti recebo ainda amparo, compreensão, ouvidos atentos para as queixas e para os efusivos relatos quando estou alegre, realizando meus projetos.

Crer em Deus não foi dificil para mim, porque a figura de pai era tão palpável , segura e amorosa que Deus até uma certa idade para mim era voce.

Agora, um pouco madura, te vejo o pai humano, cheio da graça do Pai Deus!
E Te-los, os dois na minha vida , é fundamental!

Por isso não te desejo hoje mais anos de vida, mas numa audácia te desejo
ad infinitum: que tu vivas para sempre, não somente na dimensão que cremos da eternidade, mas aqui nesse plano material. Um desejo egosísta eu sei. Mas desejos são desejos e esse é o meu!

Paizão Oscar fica comigo ad infinitum pois eu amo voce ad aeternum.

Stella Junia
20 de fevereiro de 2009







23 comentários:

Anônimo disse...

Dr.Oscar e uma inspiracao na minha vida. Sua Historia como Cristao, negro, marido, pai,profissional e estudante e um exemplo de de que "Nada e impossivel ao que crer".
Muito obrigado Dr. Oscar. Sua vida teve um grande impacto na minha vida.
Feliz aniversario.

Jetro da Silva

Anônimo disse...

FALA o que dele, DR. OSCAR RIBEIRO DA SILVA e um homem de DEUS vida limpa passado mais ainda e uma lenda viva um orgulho pra nos que fazemos parte desta familia ...meu tio que DEUS possa abençõa o senhor sempre por que o senho atê o dia de hoje tem horrado o senhor JESUS a unica coisa que eu posso falar muitas felizidade e que tenho o prazer de sobrinho não do DR. OSCAR RIBEIRO DA SIVA mas sim do homem OSCAR RIBEIRO DA SILVA este sim e diguino de todo respeito e dimiração .um garnde beijo e saiba o SR. mesmo distante amo o SR. de coração muitas felizidades seu sobrinho JONAS RIBEIRO DA SILVA JUNIOR 20 /02 / 2009

Stella Junia disse...

Jetro e Juninho,
Obrigada pelos depoimentos carinhosos sobre o Pai.

Eu vou imprimi-los e levarei para ele ler.

Grande bjo

leticia magna disse...

Suas palavras são especialmente precisas para falar sobre Dr. Oscar.
Que Deus continue a derramar suas bençãos infindas por gerações e gerações.
Neste dia especial graças dou pelos breves e queridos momentos em que passei em sua presença nesses longo 20 e poucos anos...(acho que que tinha uns 16 quando o conheci).
Feliz aniversário.
Um forte abraço, Leticia Magna.

Tércio Ribeiro de Souza disse...

Stella vc com essa capacidade de brincar com as palavras, nos brindou com essa linda homenagem ao Tio Oscar, primeira pessoa que me viu, me pegou no colo, e foi instrumento de Deus pra que eu chegasse a esse mundo... valeu amo vc tio e sou seu fã bjus meus e das meninas

Valéria Bianconi disse...

Por exatos dois meses (os anos não contam, rsrs...) faríamos aniversário juntos. Eu sou de 20 de abril...
Seo Oscar, Deus lhe abençoe! É jargão mas tem verdade nele! A verdade que se encerra na pessoa do maior e melhor Deus que poderíamos ter. É por isso que a Stellita lhe admira como o melhor pai do mundo. É porque o senhor fez com que ela conhecesse o maior Pai da história! Paz, muita paz pra viver todos os dias que lhe foram escritos lá na eternidade!!! Beijo de quem lhe admira por tabela!!(aquela doida que largou medicina pra fazer música, ó coitadas das pessoas!!)

Stella Junia disse...

Abaixo transcrevo parte de uma mensagem sobre o texto e sobre o aniversariante, enviada pelo meu irmão de eleição ALexon Fernandes.

Stella,



Mais do que longevidade o importante é o que se faz com ela. Sempre quando penso, encontro e observo o tio Oscar, eu tenho a mesma sensação de que teria se encontrasse um daqueles personagens bíblicos que viveram muitos anos em plenitude. Tipo Abraão gerando desbravando uma terra com 100 anos. Sempre foi assim, desde pequeno vejo ele desta forma.



Nasci pelas mão desse homem, minha irmã também, além de tantos outros amigos que tenho. Ele foi a primeira pessoa que me tocou, os primeiros braços que me acolheram nesta vida terrena. Talvez por isso o afeto que tenho por ele seja acima da média. Médicos, antigamente, eram profissionais e médicos. E como tais, tinham o olhar que ia além do superficial. Hoje, médicos são apenas profissionais em sua grande maioria. E os valores que seu pai passava em seu consultório, em suas conversas e seus diagnósticos estão cada vez mais raros. Contundo, é nítido que esse legado já foi passado para o Oscar mais novo. Eis o sentido de eternidade se apresentando a nós.



Em todas as fases da minha vida, o tio Oscar (aos que me lêem, esclareço que não consigo chamá-lo de outra forma) esteve presente. Suas intervenções, às vezes, me intrigam pela sua precisão. Sua palavra é abençoadora, suas observações são ensinamentos. Com ele, aprendo a qualidade do passar dos anos. O que os mais jovens devem fazer de suas vidas no futuro. Ele é uma mistura de altivez com doçura, de exortação com senso de humor apuradíssimo.



Eu sou um sujeito de poucos parentes próximos. Mas Deus, numa de suas demonstrações de imensa bondade, colocou em minha vida pessoas como o tio Oscar, a tia Joselita, você e seus irmãos. O seu egoísmo, paradoxalmente, é dividido com muitas pessoas. Porque todos sabemos que viver 30, 50, 80 ou 100 anos é menos importante do que fazemos com esse tempo. O tio sabe direitinho o que fazer com o tempo dele.



Viva Oscar Ribeiro!! Viva muito.


Alx. F.

ana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ana disse...

Dr. Oscar uma pesoa de um coração enorme, sempre de bom humor e um aperto de mão forte seguido de um abraço. Que Deus conceda o desejo do seu coração, pois Sr está dentro do coração e da vontade do Pai em suas atitudes e forma de viver. Que Deus continue a abençoa-lo com o dom de ser esta pessoa maravilhosa!!

Ana Angelica

Stella Junia disse...

Tércio, Le, Aninha, Alexon, Valéria...todas as mensagens são muito carinhosas.
Ele vai ler todas!

Obrigada pelo carinho

Stella

Joe Black (Joevan Caitano) disse...

Stella! belíssimo texto que diz muito sobre sobre a proatividade oscariana...esse negão é proativo de verdade pois se arriscou a sair da barriga antes da parteira chegar...foi só ela dá uma escapadinha e ele disse com gemidos inexpremíveis: eu quero é autonomia...2,3,4,5,6,7 oito tá na hora de vazar do estojo (útero materno)...prá quê parteira? Preferiu ser padeiro espiritual e alimentou 3 filhos com o pão diário que foi a base para estabilidade da família RIBEIRO.
Abraços
Joeblack

Joe Black (Joevan Caitano) disse...

Stella! belíssimo texto que diz muito sobre sobre a proatividade oscariana...esse negão é proativo de verdade pois se arriscou a sair da barriga antes que a parteira chegasse...foi só a vovó dá uma escapadinha e ele disse com gemidos inexpremíveis diante daquele sagrado intervalo: hehe! eu quero é autonomia...2,3,4,5,6,7, oito tá na hora de vazar do estojo (útero materno)...prá quê parteira? Preferiu ser padeiro espiritual e alimentou 3 filhos com o pão diário que foi a base para estabilidade da família RIBEIRO.
Abraços
Joeblack

Anônimo disse...

Gente, essa criatura é poetisa tb, aliás, o artista quando se eh, eh em tudo o que há!! parabéns minha linda St(r)ella por ter nos brindado com um jogo de palavras parecidas que tiradas de uma cartola mágica.. Por que é assim que sinto: fascinado com sua magia ao escrever... E vida longa ao paizão!! Super gente fina!!! Ta me devendo o almoço na casa dele... rs Bjo
Fernando SAthler Breder

Anônimo disse...

Stella,
É uma coisa admirável ter um pai que durante muitos anos representou a figura do Pai em nossas vidas.
Escrevo pra te parabenizar pelo Dr. Oscar e pra dizer que teu texto é admirável como vocês.
Abraços

Anônimo disse...

o comentário acima foi feito por mim.

Anônimo disse...

foi feito por
marinaide mancebo

(sou blogueira também, mas tô apanhando nesse comment; ô coisa, sô!)

Stella Junia disse...

Fê,

Vc é que precisa aparecer!!!. rsr Volta e meia ele pergunta por ti.

Poetisa é??? kkkkk

Obrigada lindo.

bjk

Unknown disse...

Se palavras ainda não existissem, aqui elas seriam criadas para enaltecer uma vida tão singular como a do nosso querido Dr Oscar Ribeiro,o primeiro que teve o privilégio de tomar em suas abençoadas mãos, na hora do parto, o meu filho caçula Wiliam Albuquerque, hoje com 35 anos, um exemplar oficial do Exercito brasileiro, e mais que isso, crente em Jesus Cristo.
Receba meu abraço querido amigo. Deus continue o abençoando copiosamente. Enoch

Stella Junia disse...

Enoch,
meu querido.
Obrigada pelas palavras sobre o meu pai.

Ele vai ficar feliz de saber noticias do seu filhão, que afinal ele ajudou a trazer ao mundo.

Vc é especial, querido demais pra ele , pra mim, pra todos da nossa família!!

grande bjo

Unknown disse...

Minha admiração ad aeternum pelos dois: você e ele!!!

Carlos Barcelos disse...

Não tem como não chorar com esse texto. Tudo o que fala sobre pai me emocionada. Um grande beijo.

Unknown disse...

Oscar Ribeiro da Silva, um homem sábio em todos os aspectos. Companheiro, amigo e parceiro de todas as horas. Semeador da paz, condordia, harmonia e sabedoria. Homem de conhecimentos ilimitados, antenado com a evolução cultural, científica e espiritual. Meu TIO, MEU ORIENTADOR E MESTRE EXEMPLAR. EU TE AMO.
Paulo Roberto - Itaperuna

Unknown disse...

Oscar Ribeiro da Silva, um homem sábio em todos os aspectos. Companheiro, amigo e parceiro de todas as horas. Semeador da paz, condordia, harmonia e sabedoria. Homem de conhecimentos ilimitados, antenado com a evolução cultural, científica e espiritual. Meu TIO, MEU ORIENTADOR E MESTRE EXEMPLAR. EU TE AMO.
Paulo Roberto - Itaperuna