terça-feira, 11 de novembro de 2008

SONHOS I

Os sonhos ainda são um mistério para mim.
Já li muitas coisas a respeito, mas não existe uma unanimidade sobre o assunto.

O fato é que o nosso inconsciente é uma região muito pouco conhecida. Lá ficam guardados registros primitivos, lembranças, impressões, traumas, boas recordações, enfim é uma quarto mágico.

Dizem alguns, que há uma barreira que divide o consciente do inconsciente. Mas que quando estamos dormindo essa barreira fica vulnerável e muitas informações guardadas no inconsciente emergem para o consciente, e nessa dança das cadeiras a gente sonha com elementos misturados, difusos.

Outras vezes sonhamos com pessoas já mortas, pessoas do nosso passado, passado distante, lugares da infância, etc.

E alguns sonhos são tão reais, tão vivos, que a gente acorda com a sensação de retorno de uma viagem real.

Dizem alguns que nós sonhamos todas as noites e durante toda a noite. Mas nem sempre nos lembramos do que sonhamos.
Mas o nosso inconsciente , com a barreira rompida entre o consciente, joga elementos que se misturam e sonhamos muito mais do que podemos lembrar.

Quem já não acordou com uma sensação boa, de uma alegria diferente?
As vezes não lembramos os elementos do sonho mas ele nos deixa um sensação agradável, que nos acompanha pelo dia todo.

O contrário também acontece.

Eu sonho muito com a minha mãe, e me lembro de alguns sonhos. Poderia contá-los em detalhes, como histórias completas, com início, meio e fim.

Essa noite sonhei com meu primeiro namorado. Acontece as vezes. Assim como sonho muito com a Igreja de Ipanema, as pessoas de lá. E nos sonhos vejo as salas e o templo não como são hoje, mas exatamente como eram na fase da minha infância. Engraçado.

Eu acho que coisas vividas na infância e adolescencia tem um poder muito grande, tal a marca que deixam no inconsciente. São vivência gravadas numa fase dos primeiros afetos, das primeiras sensações experimentadas.

O meu primeiro namorado, por exemplo, foi o primeiro beijo, o primeiro amor, a primeira dor, a primeira separação, a primeira desilusão, a primeira vez que eu sonhei com casamento, que eu me imaginei tendo filhos....
Essas primeiras impressões e sensações são poderosas demais, e muitas vezes nos acompanham a vida toda.

E lá vem o sonho e traz , vez por outra, tudo isso para o nosso mundo consciente.

É minha gente, o sonho de hoje deu "pano pra manga" , né?

Mas fiquem tranquilos: eu acordei feliz!!!

Stella Junia

2 comentários:

louvoreadoracaopibgv disse...

vai saber neeeee...
sonhooo é tudo doido...

eu consigo me lembrar de tudo q eu sonho... ja teve aquela sensação de querer voltar pro mesmo sonho...

super abraço

Stella Junia disse...

já tive sim....e algumas vezes fui acordada, o sonho foi interrompido e depois, quando voltei a dormir, voltei no mesmo sonho.
Bacana isso, né?

Nossa mente é um mistério fantástico!!

bj, Nadyne