sexta-feira, 29 de maio de 2009

Eu, o Painél,o Rio Tocantins



Ainda menina, na escola primária, estudei sobre o rio Tocantins.
Um rio imponente, importante, o segundo maior rio totalmente brasileiro, perdendo apenas para o Rio São Francisco.
Tocantins era o nome de uma tribo que vivia às margens do rio. É uma palavra do dialeto Tupi que quer dizer ' bico de papagaio'.
Rio brasileiro, com 2.416km de extensão; corre no sentido de Sul para Norte, ligando a Amazônia ao Planalto Central, onde nascem os seus dois formadores: O Rio das Almas, oriundo da serra dos Pirineus (Goiás), e Maranhão, da Serra Geral do Panará.
Bem, o rio Tocantins segue seu curso, servindo como ligação entre cidades para transporte de alimentos, pessoas, bens em geral.
Nesse percurso podem ser vistas praias lindissimas, bacias, riquezas demais.
Eu fui à Palmas para o Painel da Funarte, e de presente recebi o privilégio de molhar os pés e o rosto nas águas do Tocantins( fotos) e vislumbrar uma das praias desse importante rio, contemplando um pouco da sua exuberância.
O painél foi um sucesso. " O Brasil não conhece o Brasil". A gente não imagina o 'tanto' de gente nesse Brasilzão fazendo música, ensinando música e querendo aprender mais sobre música.
No painél tivemos mais de 80 pessoas inscritas, com uma média diária de 60 assistentes.
Gente fazendo música em igrejas, escolas, empresas, usando os recursos que estão á mão para levar a música pelo Brasil à dentro.
Como dizia a Izaíra, uma das professoras, 'num país carente de escolas de música, os Coros e as Bandas ainda são os principais instrumentos de musicalização no nosso país'
A gente que vive no Rio e em São Paulo, não tem a menor idéia do que se passa Brasil à dentro. O povo quer música, quer aprender, quer saber ensinar e o Painél chega nas cidades como um sopro de ar fresco, uma esperança, uma luz.
No curso havia gente que viajava 70 Km diariamante até Palmas para fazer o Curso.
Muitos vieram de outras cidades do estado do Tocantins, e viajaram 6 até 8 horas , utilizando recursos próprios, para estar no Painél.
Há alguns dias recebi uma mensagem de uma das alunas do Painél que fizemos em São Luís em 2008.
Ela dizia:
"Stella, depois que eu participei daquele painél e tive a oportunidade de reger uma das peças no concerto de encerramento, as portas se abriram para mim aqui em São Luís . Eu estou sentindo a urgência de fazer um curso de regência numa universidade, e me preparar mais.
Aquele painél mudou a minha história"
Os frutos todos talvez a gente nunca vá conhecer. Alguns dão retorno, contam das mudanças e dos benefícios, mas nunca saberemos ao certo o impacto de uma iniciativa dessas na vida de cada um.
De minha parte fica á gratidão á Deus , ao Edu, à Zezé, por fazer parte de um projeto tão bonito, tão cheio de significado e que gera resultados positivos reais na vida das pessoas.
A começar por nós, professores.
As águas do Tocantins testemunharam mais uma maravilha na minha vida, e segue.... correndo..........
Stella

4 comentários:

leticia magna disse...

Parabéns Stella, por representar tão bem o Rio de Janeiro num painél brasileiro.

Ju Lúcia Pedagoga Empresarial e Maestrina disse...

Amiga!!!Conheço já bem essas águas!!Precisas vir aqui em julho, no verãozão. Isso aqui bomba!!As praias de água doce são deliciosas!! E aqui já deixo o convite, viu?
Já estou no estado a 11 anos, me sinto em casa!!!
BjS!!!

Ju Lúcia Pedagoga Empresarial e Maestrina disse...

O Painel foi 10. Vamos nos encontrar no RJ em julho! bjs!

Valeria Mitt disse...

Querida, foi muito bom participar do painel.
Realmente, apesar da carência tão grande, os corais e as bandas continuam trazendo conhecimento. As igrejas também.
O pouco que sabemos às vezes é imenso no meio de tanta sede de saber...
Fiquei muito feliz em conhecê-la pessoalmente, pois já gostava de você através da sua obra para o Oquyra.
Um abraço bem apertado.