domingo, 18 de outubro de 2009

A noite na Sala Funarte......Joel- ELE ESTAVA LÁ.....


Que noite!


Que 'parada do rio que corre" ... que porto..... q u e c o i s a .....e ELE ESTAVA LÁ......


Que palco...que piano.... que músicos sensacionais.......que cantores......que regentes...que compositores.....que público seleto......e ELE ESTAVA LÁ...


Que renovo para mim..... que oportunidade....que felicidade....que novos mares para navegar...e ELE ESTAVA LÁ.....


Não vi que ELE ESTAVA LÁ......... entrei no palco logo na primeira música e fiquei por lá quase dois terços do programa, feliz da vida, acompanhando ao piano aqueles coros excepcionais:

"Boca Que Usa" e 'Harte Vocal".


E o 'Harte Vocal' cantou lindamente- 'É madrugada" ,a minha composição.

Eu não sabia e ELE ESTAVA LÁ...


Quando saí do palco ,decidi ficar na coxia para assistir a parte final do concerto, e me deliciar de perto ouvindo o 'Coro São Vicente'....e foi uma delícia mesmo.....


Daí o Mayito me disse.."- Ele está aí !

E eu ansiosa respondi em tom de pergunta:

"- Onde ? onde ? onde?" procurando entre as cortinas dos bastidores.


E o Mayito disse: -" Lá atrás....à esquerda......de camisa vermelha...."

E eu o vi!


O JOEL ESTAVA LÁ!

Meu irmão, meu querido, meu orgulho, minha luz!


O JOEL ESTAVA LÁ!


Eu sou agraciada. A vida me deu dois irmãos incríveis.

O Oscar é um gentleman.. alma suave.... sorriso discreto..ouvidos atentos....coração acolhedor.... é o mais parecido com minha mãe ( na minha opinião). Tem a suavidade dela, a paciencia dela, o olhar terno dela.... coração GIGANTE.

O Oscar terá um texto só pra ele, eles merecem Odes e Poemas infinitos...estão nas câmaras profundas do meu coração, onde existe um santuário só para os dois!!


Mas hoje eu falarei um pouco mais do Joel.


ELE ESTAVA LÁ!


E voltando à coxia, entre as cortinas eu vi, de camisa vermelha, o meu irmão.


E aí a noite ficou diferente... adquiriu uma importância totalmente diferente, minha.... ficou cheia de sentimentos e afetos profundos....pessoais.....


O Joel toca as cordas mais profundas do meu coração...

ele é o 'homem dos meus sonhos'.... e já disse isso á algumas pessoas, sem medo de parecer espiritualmente incestuosa.... rs


...eu estou com dificuldade de descreve0-lo, tal a quantidade de minúncias tão dele , tão somente dele ,e especialmente dele, e que cabem perfeitamente nele.


Que organização das idéias, que fluencia de raciocínio, que presença de espírito na fala, na atitude.

Não perde um trocadilho, é rápido nas respostas, antecipando-se sempre em aproveitar as deixas da conversa, nos brindando com respostas inusitadas, instigantes, brilhantes.


Que carisma com as pessoas! Não existe um ser, que, tendo convivido com ele não tenha ficado cativo daquele sorriso, daquela forte 'presença' ...


Ele atrai para si....sem fazer força...ele 'sobra' nas conversas e ás vezes num comentário rápido, e quase displicente ele muda o 'rumo da prosa', porque estabelece um novo padrão para o debate, tal a força da observação.


Na infância ele foi meu algoz, muitas vezes...rsrsr

Lutava judô com as minhas pobres e sofridas bonecas de pano ( os dois lutavam), que mamãe insistia em pendurar na parede, mesmo sabendo que elas seriam alvo dos ataques deles.


Quando papai nos colocava de castigo era para ' esfriar'.

Papai dizia: - "Vai para o sofá e fica lá até esfriar".

E eu ia muitas vezes depois de uma encrenca qualquer com ele, onde eu sempre achava que ele era o culpado e o castigo para mim era injusto.


Daí alguns minutos eu ouvia a voz dele conversando com o pai: " Pai, a Teinha já tá fria, já esfriou". E ele intercedia por mim para que eu fosse liberta e a brincadeira prosseguisse.


Na adolescencia ele virou um ídolo: eu que já estudava piano clássico desde os 5 anos de idade, passei a ver a música pelos olhos dele. E como aquilo me encantava.

Ele trazia para a minha mente e para os meus ouvidos uma música diferente, nova, e eu gostava, queria aprender também, queria tocar aquilo que ele tocava, e como tocava bem!


Sempre que eu podia ia ve-lo tocar e ficava num deslumbramento musical e afetivo, num orgulho descabido, que só não explodia o meu coração porque ele era juvenil e forte!


E eu tinha ciúme das namoradas dele: cíume quieto, silencioso, 'inveja boa' 'do bem'.

Eu pensava: que sortudas..... será que elas sabem que pessoa sensacional, que coração maravilhoso, que lealdade, que talento, que multiplos atributos ele tem....(????)


Amava todas elas, agradava todas elas num desejo de que meu agrado pudesse ainda mais motiva-las a trata-lo bem, como ele merecia.


Amor de pai e de mãe são amores muito especiais.

Amor de irmão é esquisito, é como amar a gente mesmo no rosto do outro, amar o nosso igual.


Um dia, estavamos na casa do Oscar e ele fez uma oração e nela havia uma frase que não vou esquecer: " Pai , cuida dos meus irmãos, Joel e Teinha, esses que são um pedaço de mim vivendo nesse mundo".


Irmão é pedaço da gente,

sangue e carne das entranhas, testemunhas vivas da nossa vida , da nossa infancia, de coisas que só contariamos à eles, que só eles saberiam.


A vida adulta reconfigura o ramo original da familia.

Voce mora 26 anos da sua vida na mesma casa com aquelas pessoas e de repente já não mora mais.

Eles estão em outras casas, e agora dividem o afeto com outros amores, cada um na sua construção pessoal, na sua busca do porto e do conforto afetivo que precisamos .


Mas quando olho para o Joel é a Teinha que olha.... são os olhos da menina encantada com o irmão brilhante, vivo, serelepe e criativo sempre nas brincadeiras.


Quando olho o Joel é pelas lentes da Teinha adolescente, deslumbrada com o herói da música, um navegador de mares musicais que me trouxe especiarias e novos perfumes para apreciar.


Quando olho para o Joel é na dimensão da irmã que admira um homem com grande integridade, coração generoso, talentoso e competente em tudo que faz, um desbravador de mundos, um descobridor de mares, solitário e corajoso como sempre é.


Quem olhou pelas cortinas da coxia e viu ' a camisa vermelha' foi a Teinha de tranças, de sapato de fitas, com um olhar brilhante , balbulciando numa voz infantil e feliz: - O MEU IRMÃO VEIO!


Sj

13 comentários:

Cristina Mendes disse...

Vc tem O PODER de escrever coisas simples, de uma forma tão incrível!!!É como se as palavras se tornassem mágicas...Me sinto lendo um livro de histórias,daqueles que a gente se transporta pro lugar e não quer nunca mais sair...Putssss...Lindo demais o seu último post do blog...

Aaaaahhh,eu sou fã!!!
Deus te dê mais e mtas idéias geniais!!!

Bjs

Alexon Fernandes disse...

Vou sintetizar.

Joel é o cara.

Gisele disse...

Poxa que cena linda!!!
Essa frase que os irmãos são uma parte da gente é demais. Até chorei...
bjs e saudades

Unknown disse...

Eu simplesmente estou maravilhada com seu texto...me remeteu a muitas coisas quando eu era adolescente, criança...lembrança de vcs 3...da tia Lita, tio Oscar...Natais, meu avô!! FAMÍLIA É PRESENTE DE DEUS! beijos prima

Stella Junia disse...

Maira querida,

è mesmo..... essas coisas estão na gente e não se apagam nunca. Nos dão combustível para a nossa caminhada pelo tempo, no rio que corre.

Que bom te ler.

saudades...

grande bjo
S.J.

Anônimo disse...

Como é bom ler o amor nesses tempos onde falta amor...
Como é reconfortante saber que isso pode existir entre irmãos também...
Como é inspirador...

Pedaço de mim... disse...

QUE COISA...COMECEI A LER E FIQUEI PRESA ATÉ O FINAL.
LINDO!
MUITO BOM!
DE FATO, O JOEL É O "CARA".
BEIJOS
MEUS QUERIDOS!!!
MÁRCIA BRANDÃO.

Unknown disse...

Parabéns, Stella.
Com certeza parte da magnitude desse concerto deve-se ao teu talendo inigualável.

Já fui teu sub algumas vezes, mas acho que foi a primeira vez que você foi minha sub. rs; devo dizer que para mim é uma honra imensa.

Westh Ney disse...

Eu amo vc. Já disse isto não?
Bem, não faz mal repetir.
bjs

Vc sabe pq não fui, né?

Stella Junia disse...

A todos que comentaram esse texto, obrigada pela visita.

Eu não precisei pensar esse texto, ele nasceu naquela coxia e me perseguiu até que eu chegasse em casa.

E enquanto eu não obedeci o seu chamado e escrevi não tive sossego.

Como disse o 'anônimo' vamos proclamar o amor, nas suas mais variadas formas, para múltiplos sujeitos, de perto e de longe, vamos ' temperar' o mundo abrindo o coração, que é terra féril e cabe muita gente.

bj a todos

Unknown disse...

Que encantamento!
sua maneira de escrever é tão mágica e envolvente que nos prende...nos leva a fazer parte da cena descrita! me senti na coxia... a observar os dois...que declaração de amor mais linda entre irmãos! Deus abençõe esta família!!!!!!!!!!
Com saudades!!!
Ana Cláudia STBSB

Stella Junia disse...

Ei linda,

Muitas saudades...que bom te ler, te saber...

Grande bjo

SJ

Valéria Bianconi disse...

Quiéisso, gente!

Certamente fiquei presa até o fim!
Será que ainda preciso babar mais sobre esse seu texto-de-brilho-estelar, Estrela Stella? Amei o último parágrafo. Deve ser porque vc é mestre em terminar textos, tão coesos que são! Afff... Quando eu crescer... já sabe!

Saudade, bjo!