segunda-feira, 31 de maio de 2010

Impressões São Carlinas- Painél Funarte

Zezé sempre junto !!!

Felicidade depois do concerto!!


Concerto de encerramento: Eu e Juninho, grande percussa e batera. Angelo só observando.



Foto no último dia de aula...felicidade!!!!!!





Todo mundo atento!!









Aulas !!!






Equipe da Funarte, Jane e a turminha que ajudou a Jane em tudo durante o painél . Tem gente faltando...eu sei ...rsrs








Da esquerda para à direita: Prof. Angelo, Zezé, eu, Jane e prof Vladimir. (muito frio rsrs)










Prof. Vladimir e Prof. Angelo em ação- Show!





O painél foi um sucesso!


1- A cidade de São Carlos (SP) é uma lindeza. Aliás, viajar pelo interior de São Paulo é de ' encher os olhos'. Muita fartura, muita terra produtiva, muitas indústrias, estradas maravilhosas. Uma paisagem deslumbrante para qualquer lado que se olhe.


2- A UFScar ( Universidade Federal de São Carlos) é incrível. Um campus maravilhoso, imenso, todo verde, bem tratado, com prédios de aulas novos, teatros, uma biblioteca incrível, livraria maravilhosa, um lago incrível bem no meio do Campus, espaço demais, verde demais... um encantamento.

3- As pessoas: muitos alunos da UFScar participaram do painél e muitas pessoas de cidades vizinhas também vieram: Jaú, Araraquara, Poços de Caldas, Uberlândia entre muitas.


Essa gente toda se reuniu durante 6 dias, e pareciam velhos conhecidos, num grande clima de camaradagem e união . Ávidos por informação, atentos, interessados, gentis e musicais.

Uma turma maravilhosa, cheia de entusiasmo e bom humor, com uma vontade grande de trocar, aprender, crescer.

4- Jane Borges: Diretora do departamento de artes da UFscar, foi a responsável por toda a logística do painél dentro da Universidade.

Os painéis são promovidos pela Funarte, mas necessitam de uma parceria local para funcionar. Dessa vez a parceria foi com a UFscar, na pessoa da Jane.

Estrutura perfeita, nada faltou. Tudo que se precisou tivemos a tempo e a hora. Desde material de aula, teclados, data show, salas incríveis, equipe para inscrição ( equipe para tudo aliás, grande equipe de apoio) coffee brake farto e delicioso todas as tardes, um programa lindamente impresso para o concerto de encerramento.

Ela foi a motorista dos professores todos os dias, para almoço, jantar, levar para a Universidade. Fora o que não vimos a Jane fazer, desde a estruturação prévia do painél e dos bastidores durante o painél.

Jane foi show de competência, simpatia, carinho e atenção.
Sem ela, difícilmente teríamos tamanho sucesso.

Vale um parágrafo exclusivo para a equipe de apoio da Jane. Todos alunos dela na UFscar. Uma turminha 'da pesada', alegre, animada, competente - gostaria de citar o nome de todos aqui. Por favor, se voces lerem esse texto, mandem os nomes para eu incluir.

5- Zezé Queiroz, Vladimir Silva , Angelo Dias e eu.

Zezé é um nome que vai ficar na história do ressurgimento dos Painéis Funarte de Regência Coral- Dentro da Fundação Nacional de Arte ela é a grande batalhadora desse projeto. Ela batalha meses antes , pelas verbas, organização e vai conosco nas viagens, levando inspiração, entusiasmo, e a presença física da Funarte.
Dessa vez ela deu 'uma canja' e cantou com o coro no concerto de encerramento. Grande Zezé.


Vladmir Silva, professor da UFCG, doutor em música, grande regente, cantor e grande pessoa. Fez uma dobradinha incrível com o prof. Angelo, ministrando aulas de alto nível, compartilhando com generosidade os seus conhecimentos e a sua forma elegante e precisa de reger.

Angelo Dias, também doutor em música, professor da UFG, é um show de competencia e simpatia. Carismático ao extremo, fazia contraponto perfeito com o prof. Vladimir nas aulas.

Isso me chamou a atenção. Eles não dividiram as aulas em períodos distintos para cada um , mas ficavam os dois, juntos, o tempo todo em sala de aula, dirigindo magistralmente as aulas, como se tivessem ensaiado muito, a hora de falar, de contribuir com um exemplo, de intervir.

Assistir esses dois em ação foi um show.

E eu estava lá.....
Eu viajo pela Funarte há 4 anos com o Projeto dos Painéis. Cada um tem a sua especialidade. Mas de alguma forma, esse em São Carlos, vai ficar especialmente marcado na minha vida.

Já tenho recebido emails e scraps dos alunos do painél, todos marcados demais pelos 6 dias que vivemos.

O concerto de encerramento foi um momento sublime, onde apresentamos o resultado de 6 dias de encontro.

Para quem quiser apreciar os vídeos do encerramento:



Saudades, São Carlos....

Obrigada Grande Pai....o rio atravessou lugares deslumbrantes dessa vez.

S.J

Um comentário:

Unknown disse...

Aaah, Jane Borges... outra amadíssima minha... Lembro-me de uma ocasião, na FTBSP, quando ndois alunos finais do curso de música vieram eté mim e perguntaram o que eu achava dela quanto à possibilidade de ela vir a ser a preceptora deles no recital de formatura em regência. Foi quando eu lhes disse que todos os professores eram maravilhosos, cada um segundo sua peculiaridade, mas se quisessem organização, cumprimento de prazos, "limpeza", que a escolhessem. Assim aconteceu e não se arrependeram!! Os recitais dos dois foi dez!

São pessoas assim que nos fazem ir para frente. Ela incentiva,ora com seus ombros ouvintes, ora com seus puxões de orelha extremamente necessários (pelo menos os que recebi eram, rsrsrs!) Maravilhosa!! E que ela continue assim, encantando os terrenos áridos e ávidos por orientação!!

Minha admiração por ela só cresceu!

Beijo pra vc, minha amada Estrela. Será que esse painel Funarte sobe aqui em Manaus?... Beijos com um abraço saudoso!!