quarta-feira, 19 de maio de 2010

Stella na Funarte- por Osvaldo Ribeiro

TRANSCRIÇÃO DO TEXTO DO PROF OSVALDO RIBEIRO, PUBLICADO DO BLOG COORDINATUM

"
terça-feira, 18 de maio de 2010
(2010/143) Stella, na FUNARTE



1. Stella escreve de terras são-carlinas em seu blog. Está lá, tocando e se divertindo, experimentando a dádiva de fazer o que gosta. Pouca gente no mundo, desse andar de baixo em que vivemos, tem o privilégio de fazer o que gosta. Vem de Marx, o velho Karl, a idéia de que a alienação humana está ligada historicamente à alienação de seu trabalho, quando a realização humana, descolada do trabalho humano, fica impedida justamente por causa desse trabalho aviltado/descolado/alienado - quando não se pode ser, fazendo, não se pode ser, porque o fazer descola-se do ser, e o ser é engolido, destruído, vilipendiado pelo azáfava puramente biológico da sobrevivência. Mas Stella, nesses dias, diverte-se com seu pequeno quinhão de prazer e delícia. E eu me alegro com ela.

2. Ela sabe, Denise sabe, Davidson sabe, até Westh Ney sabe, Stella seria assessora da Coordenação. Não o foi, agora, porque conversamos um bocado sobre isso, e ela achou, e acabou me fazendo achar, que não era dia e lugar, hora e momento. Então, convidei Denise, que se sentiu muito contente em ser lembrada. E eu também, apesar de que Denise gosta de um celular, e eu odeio essa porquera... Mas acho que, depois de ela entender o quanto esse instrumentinho do capeta é chato, ela vai entender... Ela gosta de me ligar no meio da aula :O)

3. Li, agora, o blog de Stella, instado por seu e-mail divulgação. Vai aqui meu protesto de muitíssima estima e admiração por essa "neguinha", como ela se descreve no post de São Carlos, o que me lembrou Vanessa da Mata... Essa declaração pública em nada, absolutamente em nada, diminui a importância de Denise - em nada! Mas creio que a comunidade deve saber que Stella, que foi minha colega de Coordenação durante parte da gestão anterior, quando não éramos, ainda, MEC, tinha sido minha primeira opção. Deixou passar a gôndola dessa Veneza incerta... Denise, agora, há de cantar para nós, enquanto "rema" sob as pontes da cidade-água. Ah, e Stella tem um texto inquietante sobre águas, que vai me perseguir por alguns dias, tão forte e profundo me tocou... Se não fossem dias perigosos, se não fôssemos nós mesmos tão perigosos, se fôssemos mais livres, eu diria que Stella é meio bruxa, o que é uma das coisas mais admiráveis nas mulheres profundas. Por que eu o sei? Porque Bel é bruxa, também... E eu a amo! Quando os apócrifos judaicos, aproveitando-se do início da teologia dos demônios, um Enoque, por exemplo, inventaram de dizer que os demônios ensinaram as poções às mulheres, era porque já naquela época, também judias eram assim, profundas, misteriosas, noturnas, bruxas, eu diria, se com esse termo, demonizado, não tivéssemos inventado a tortura santa medieval... Eu queria ser bruxo assim. Mas me sobrou apenas um cisco de exegese, que, perto dos fogos de artifício da profundidade feminina, soam-me com estalinhos de São João, puf!, puf!, acabou...

4. Stella, divirta-se, e volta logo, que seus alunos reclamam um monte de suas ausências, mulher! Denise, parabéns pela nova função, seja bem-vinda, e, se posso desejar algo a você, é que se divirta tanto na nova atividade que conquistaste, quanto Stella se diverte em São Carlos. Quanto a mim, estou aqui, tentando..."

2 comentários:

leticia magna disse...

Que lindas as palavras!
Que bom ver homens que exaltam a mulher com todas as letras!
Esse mundo ainda não está totalmente perdido!

joevan caitano disse...

Muuuuuuuito bom. O Osvaldo sempre arrebenta quando fala ou escreve. Elogiou a Stella merecidamente porque ela faz o que curte, aquilo que dá prazer...dar aulas, tocar para os outros, fazer música para os outros ouvirem, fazer arranjos...enfim, ela se doa em prol dos outros...
"Quem pensa somente em si quer ganhar um jogo que já perdeu, mas quem sabe abrir mão de si, compreendeu a vida, jogou, venceu". (João Alexandre CD 20 ANOS).
abraços
Joevan Caitano (Brasília, casa da ESTHER MARCELINO..me preparando prá entrevista e defesa do meu projeto de doutorado visando uma bolsa na alemanha pelo DAAD..daki há pouco (16h) será final de copa do mundo pra mim no estádio (sede) do CNPQ-brasilia..
Joe