terça-feira, 17 de novembro de 2009

...que a música me perdoe

A música ....

............ transcendência , enlevo, abstração.

Hoje porém.... (salvo as exceções)

- Produto de alto valor comercial para os donos da mídia, que a manipulam para que o povo compre. Não é música, é um ' viradão de panela, de notas e ritmos' , envolto em embrulhos tecnológicos, com receita certa para a venda.

- Produto de recreação: é pretexto para grupos que querem algo para distração, travestido de arte de qualidade, mas por trás de tudo há múltiplos interesses, e a música não acontece.

- Produto de venda das escolas de música: o cara entre sem saber o que é, finge que aprende com outro cara que finge que ensina.

- Veículo de animação de liturgias de todo tipo, assembléias de toda espécie, reuniões e palanques de múltiplos objetivos.

Reunam-se, falem, vendam o seu peixe, mas deixem a música fora disso.
Mas o peixe não é bom, então precisam usar a música como molho de ervas finas para o povo engolir aquela porcaria toda.
Pior que a música é mal feita, é mal tratada e fica um molho azedo em cima do peixe podre.


Cantores, instrumentistas, alunos, toda sorte de gente que fica num '' basquete musical' do acerto e erro de notas e ritmos, e nunca chegam na essência do fazer musical.

Gente que quer ser músico sem ouvir música: diga-me o que escutas e te direi que músico serás. Falo de escuta musical, não de ligar o rádio nos 'hits porcarias' de todos os gêneros.

E tragam as flores, e tragam os uniformes ,os programas impressos, os convites de luxo... pensem mesmo, é preciso enfeitar o pavão, porque se for 'à seco" todos verão que a música não aconteceu, foi violentada, adulterada, prostituída.


" Vou me embora pra Pasárgada"...e que a minha musa me perdoe todos os desmandos.



S.J


-

3 comentários:

Unknown disse...

Querida Stella!

Texto genial!

É triste, mas tenho que concordar com vc...

Logo que cheguei ao Rio de Janeiro, fui conversar com um produtor sobre o meu cd...
Ele nem ouviu e disse:
" - Isto não vende!MPB não vende..."
- Mas o Senhor nem ouviu o meu CD!!
"- Mas pra vender tem que ser musica facil que a igreja possa cantar junto..."

Quer dizer, pq a musica brasileira é um pouco mais complicada do que os 3 acordes de costume, ela não pode ser louvor...??
Misericórdia!!

Saudades do tempo em que se ouvia: - "Como esta canção me abençoa! Vai abençoar muita gente!"
Ao invés de: - como tá vendendo esta música...

Beijo,
Cláudia Luz

PS: estou curada desta situação. Graças a Deus. Só escrevo como reflexão à produção musical "gospel" brasileira...

Cristina Mendes disse...

Yeeeessss!!! \o/

Fato!!!!

Ah, se todos pensassem assim...

Vc...sempre espetacular!!!

bjs

Unknown disse...

nossa, Stella... muito bom esse texto!
bom mesmo seria se baixassem um decreto: só se faça música de verdade nesse país! com direito a enlevo e abstração...rs
nas igrejas, haveria o silêncio... santo silêncio!...santo e necessário!
a gente pensaria mais...
quem sabe não seríamos mais crentes? melhores artistas, ou mais gente?
a arte agradeceria...