segunda-feira, 31 de maio de 2010

Impressões São Carlinas- Painél Funarte

Zezé sempre junto !!!

Felicidade depois do concerto!!


Concerto de encerramento: Eu e Juninho, grande percussa e batera. Angelo só observando.



Foto no último dia de aula...felicidade!!!!!!





Todo mundo atento!!









Aulas !!!






Equipe da Funarte, Jane e a turminha que ajudou a Jane em tudo durante o painél . Tem gente faltando...eu sei ...rsrs








Da esquerda para à direita: Prof. Angelo, Zezé, eu, Jane e prof Vladimir. (muito frio rsrs)










Prof. Vladimir e Prof. Angelo em ação- Show!





O painél foi um sucesso!


1- A cidade de São Carlos (SP) é uma lindeza. Aliás, viajar pelo interior de São Paulo é de ' encher os olhos'. Muita fartura, muita terra produtiva, muitas indústrias, estradas maravilhosas. Uma paisagem deslumbrante para qualquer lado que se olhe.


2- A UFScar ( Universidade Federal de São Carlos) é incrível. Um campus maravilhoso, imenso, todo verde, bem tratado, com prédios de aulas novos, teatros, uma biblioteca incrível, livraria maravilhosa, um lago incrível bem no meio do Campus, espaço demais, verde demais... um encantamento.

3- As pessoas: muitos alunos da UFScar participaram do painél e muitas pessoas de cidades vizinhas também vieram: Jaú, Araraquara, Poços de Caldas, Uberlândia entre muitas.


Essa gente toda se reuniu durante 6 dias, e pareciam velhos conhecidos, num grande clima de camaradagem e união . Ávidos por informação, atentos, interessados, gentis e musicais.

Uma turma maravilhosa, cheia de entusiasmo e bom humor, com uma vontade grande de trocar, aprender, crescer.

4- Jane Borges: Diretora do departamento de artes da UFscar, foi a responsável por toda a logística do painél dentro da Universidade.

Os painéis são promovidos pela Funarte, mas necessitam de uma parceria local para funcionar. Dessa vez a parceria foi com a UFscar, na pessoa da Jane.

Estrutura perfeita, nada faltou. Tudo que se precisou tivemos a tempo e a hora. Desde material de aula, teclados, data show, salas incríveis, equipe para inscrição ( equipe para tudo aliás, grande equipe de apoio) coffee brake farto e delicioso todas as tardes, um programa lindamente impresso para o concerto de encerramento.

Ela foi a motorista dos professores todos os dias, para almoço, jantar, levar para a Universidade. Fora o que não vimos a Jane fazer, desde a estruturação prévia do painél e dos bastidores durante o painél.

Jane foi show de competência, simpatia, carinho e atenção.
Sem ela, difícilmente teríamos tamanho sucesso.

Vale um parágrafo exclusivo para a equipe de apoio da Jane. Todos alunos dela na UFscar. Uma turminha 'da pesada', alegre, animada, competente - gostaria de citar o nome de todos aqui. Por favor, se voces lerem esse texto, mandem os nomes para eu incluir.

5- Zezé Queiroz, Vladimir Silva , Angelo Dias e eu.

Zezé é um nome que vai ficar na história do ressurgimento dos Painéis Funarte de Regência Coral- Dentro da Fundação Nacional de Arte ela é a grande batalhadora desse projeto. Ela batalha meses antes , pelas verbas, organização e vai conosco nas viagens, levando inspiração, entusiasmo, e a presença física da Funarte.
Dessa vez ela deu 'uma canja' e cantou com o coro no concerto de encerramento. Grande Zezé.


Vladmir Silva, professor da UFCG, doutor em música, grande regente, cantor e grande pessoa. Fez uma dobradinha incrível com o prof. Angelo, ministrando aulas de alto nível, compartilhando com generosidade os seus conhecimentos e a sua forma elegante e precisa de reger.

Angelo Dias, também doutor em música, professor da UFG, é um show de competencia e simpatia. Carismático ao extremo, fazia contraponto perfeito com o prof. Vladimir nas aulas.

Isso me chamou a atenção. Eles não dividiram as aulas em períodos distintos para cada um , mas ficavam os dois, juntos, o tempo todo em sala de aula, dirigindo magistralmente as aulas, como se tivessem ensaiado muito, a hora de falar, de contribuir com um exemplo, de intervir.

Assistir esses dois em ação foi um show.

E eu estava lá.....
Eu viajo pela Funarte há 4 anos com o Projeto dos Painéis. Cada um tem a sua especialidade. Mas de alguma forma, esse em São Carlos, vai ficar especialmente marcado na minha vida.

Já tenho recebido emails e scraps dos alunos do painél, todos marcados demais pelos 6 dias que vivemos.

O concerto de encerramento foi um momento sublime, onde apresentamos o resultado de 6 dias de encontro.

Para quem quiser apreciar os vídeos do encerramento:



Saudades, São Carlos....

Obrigada Grande Pai....o rio atravessou lugares deslumbrantes dessa vez.

S.J

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Stella na Funarte- por Osvaldo Ribeiro

TRANSCRIÇÃO DO TEXTO DO PROF OSVALDO RIBEIRO, PUBLICADO DO BLOG COORDINATUM

"
terça-feira, 18 de maio de 2010
(2010/143) Stella, na FUNARTE



1. Stella escreve de terras são-carlinas em seu blog. Está lá, tocando e se divertindo, experimentando a dádiva de fazer o que gosta. Pouca gente no mundo, desse andar de baixo em que vivemos, tem o privilégio de fazer o que gosta. Vem de Marx, o velho Karl, a idéia de que a alienação humana está ligada historicamente à alienação de seu trabalho, quando a realização humana, descolada do trabalho humano, fica impedida justamente por causa desse trabalho aviltado/descolado/alienado - quando não se pode ser, fazendo, não se pode ser, porque o fazer descola-se do ser, e o ser é engolido, destruído, vilipendiado pelo azáfava puramente biológico da sobrevivência. Mas Stella, nesses dias, diverte-se com seu pequeno quinhão de prazer e delícia. E eu me alegro com ela.

2. Ela sabe, Denise sabe, Davidson sabe, até Westh Ney sabe, Stella seria assessora da Coordenação. Não o foi, agora, porque conversamos um bocado sobre isso, e ela achou, e acabou me fazendo achar, que não era dia e lugar, hora e momento. Então, convidei Denise, que se sentiu muito contente em ser lembrada. E eu também, apesar de que Denise gosta de um celular, e eu odeio essa porquera... Mas acho que, depois de ela entender o quanto esse instrumentinho do capeta é chato, ela vai entender... Ela gosta de me ligar no meio da aula :O)

3. Li, agora, o blog de Stella, instado por seu e-mail divulgação. Vai aqui meu protesto de muitíssima estima e admiração por essa "neguinha", como ela se descreve no post de São Carlos, o que me lembrou Vanessa da Mata... Essa declaração pública em nada, absolutamente em nada, diminui a importância de Denise - em nada! Mas creio que a comunidade deve saber que Stella, que foi minha colega de Coordenação durante parte da gestão anterior, quando não éramos, ainda, MEC, tinha sido minha primeira opção. Deixou passar a gôndola dessa Veneza incerta... Denise, agora, há de cantar para nós, enquanto "rema" sob as pontes da cidade-água. Ah, e Stella tem um texto inquietante sobre águas, que vai me perseguir por alguns dias, tão forte e profundo me tocou... Se não fossem dias perigosos, se não fôssemos nós mesmos tão perigosos, se fôssemos mais livres, eu diria que Stella é meio bruxa, o que é uma das coisas mais admiráveis nas mulheres profundas. Por que eu o sei? Porque Bel é bruxa, também... E eu a amo! Quando os apócrifos judaicos, aproveitando-se do início da teologia dos demônios, um Enoque, por exemplo, inventaram de dizer que os demônios ensinaram as poções às mulheres, era porque já naquela época, também judias eram assim, profundas, misteriosas, noturnas, bruxas, eu diria, se com esse termo, demonizado, não tivéssemos inventado a tortura santa medieval... Eu queria ser bruxo assim. Mas me sobrou apenas um cisco de exegese, que, perto dos fogos de artifício da profundidade feminina, soam-me com estalinhos de São João, puf!, puf!, acabou...

4. Stella, divirta-se, e volta logo, que seus alunos reclamam um monte de suas ausências, mulher! Denise, parabéns pela nova função, seja bem-vinda, e, se posso desejar algo a você, é que se divirta tanto na nova atividade que conquistaste, quanto Stella se diverte em São Carlos. Quanto a mim, estou aqui, tentando..."

terça-feira, 18 de maio de 2010

Painel Funarte- São Carlos (SP)

Aqui estou em São Carlos.

Estamos no segundo dia do painél e já tenho tanta novidade, tanta experiência nova, muita coisa boa para contar.

Estou à trabalho e não dá tempo de escrever tudo.

Mas é preciso ressaltar: Prof. Angelo (Goiania) e prof Wladimir (Campina Grande)-
Que belíssima surpresa!!

Grandes regentes, grandes professores e grandes pessoas. Falarei mais depois.

E a Zezé, que pela Funarte promove tudo isso??

Salve...salve!!!

Números: Para as aulas - mais de 90 inscritos.
Para o grande coro noturno- 150 inscritos.
Pessoal interessado, musical, grande encontro!!

No repertório, três canções do Projeto Funarte de composições para coros juvenis-

Entre as três "É madrugada" , da neguinha aqui.
O pessoal está curtindo e eu muito mais de tocar para regentes tão ilustres, cantores maravilhosos e trocar tanta experiência.

O rio corre por São Paulo ... e está bonito.... bem bonito....

S.J

ps: Faz bem acessar o site da Funarte. Além de concursos ,editais interessantes e muita informação, as partituras e gravações do projeto de coros está lá, para ouvir e baixar .

www.funarte.gov.br/portal/category/cntro/musica/

domingo, 9 de maio de 2010

Dia das mães....o farol




Hoje é um dia que dá mais vontade ainda de te encontrar, mãe.

Durante 39 anos o local do encontro era certo, a promessa de alegria se cumpria: na sua casa, na nossa casa, com os irmãos e o pai em torna da mesa, com voce, no centro....centro das atenções...centro do nosso equilíbrio..... centro da nossa vida.

Mãe, voce era o meu centro.... ainda é, no meu coração...és a força que palpita nele...és a presença afetiva forte..nas lembranças mais bonitas, mais seguras, mais preciosas....

Mas tu eras meu centro de verdade. Um farol aceso, permanentemente....

...se eu me aventurasse em águas escuras, sabia como e para onde voltar

- Estavas lá...segura, brilhante, acenando para mim a rota.


E na chegada ......só amor.


Mesmo que a viagem não tivesse sido produtiva, mesmo que voce tivesse me avisado que não valeria a pena, mesmo que houvesse me alertado dos perigos , mesmo que eu chegasse machucada, ou demasiadamente cansada..... só Amor.

Nunca a crítica , nunca o castigo, nunca o julgamento- aceitação e amor.


Hoje quero abrir a porta de casa e sair ao teu encontro


- Não! Não um encontro no campo metafísico, em que os olhos se fecham e as imagens todas se repetem nas lembranças.


Não- quero encontrar-te física, viva, material !!!!

Tem certas coisas muito difíceis de aceitar e impossíveis de entender....